sábado, 23 de abril de 2011

Receita de Trufas

Aí está uma receita de trufas e eu garanto que elas ficam ótimas! O que você mais precisa? Paciência, além dos ingredientes.
Vamos começar? Então segue a receita:
Ingredientes:
*Creme de leite fresco: 140 ml
*1 folha pequena de capim cidreira
*1 colher de sopa de mel
*370 gramas de chocolate meio amargo ou o meio termo entre o chocolate ao leite e o meio amargo.
*3 colheres de sopa de manteiga
*2 colheres e meia de sopa de cachaça, whisky, rum ou essências( no caso das trufas para crianças)
*açúcar impalpável para enrolar as trufas.
*papel manteiga

Em um primeiro momento você coloca o creme de leite com a folha de capim cidreira para ferver. Após ferver, desligue o fogão e deixe esfriar durante 1 hora.

***
Enquanto você deixa a folha de capim cidreira de molho no creme de leite,pique o chocolate em pequenos pedaços em uma vasilha e reserve.
***
Após 1 hora, descarte a folha de capim cidreira e adicione mel ao creme de leite. Deixe ferver bem e desligue. Depois de desligar, derrame o creme de leite em cima do chocolate, misture bem para derreter. Quando a mistura do chocolate com o creme de leite estiver morna a ponto de você conseguir mergulhar o dedo e não queimar, misture a manteiga + a bebida ou essência. Você precisa mexer até a manteiga derreter, ok? Feita a massa, deixe descansar novamente durante 1 hora.
***
Depois de 1 hora, pegue uma colher de sopa ( porque você já preparou uma travessa com o papel manteiga, né?) mergulhe na massa de chocolate e com a ajuda do seu dedo, vá colocando a massa do chocolate no papel manteiga. Você fará bolinhas que não ficarão bonitas, entende?
Feito isso, coloque o chocolate para descansar na geladeira durante uns 20 minutos.
***
20 minutos depois, a massa de chocolate ficará um pouco mais dura e você pode pegar na mão e moldar bolinhas mais bonitas. Depois disso, deixe as bolinhas na geladeira uma noite.
***
No dia seguinte, você já derreteu um pouco do que sobrou do chocolate para fazer as tufas em banho maria. Retire o prato da geladeira, passe um pouco de chocolate derretido nas mãos ( por favor não se queimem) enrole a trufa no chocolate e depois enrole de forma rápida no açúcar impalpável. Espere secar e coloque novamente na geladeira.
Fica divino e a família adora!



A pergunta é: O que é açúcar impalpável? Então na minha cidade, não tem e eu fiz o meu. Você precisa de 500 gramas de açúcar de confeiteiro + 3 colheres de amido. Bata isso no processador várias vezes e você terá o açúcar impalpável.

Um comentário:

  1. Ahhhhhhh minha nossa: Trufas de cidreira?

    Receita novíssima, eu naum tenho e vou testar, amiga, olha que vou! rsrsrs...
    Finalizadas em açúcar impalpável deve ficar divino. Nunca fiz assim.

    adorei de montão.
    megabeijo da Lu

    ResponderExcluir