sexta-feira, 10 de junho de 2011

Acelga Gratinada


Acelga gratinada
Sexta-feira é dia que o guri da casa não almoça conosco, então dá para testar algumas receitas diferentes. Diferentes porque não consigo mesmo seguir umareceita, preferindo sempre inventar algo novo, mesmo que seja simples como é o caso desta aqui.
Primeiro passo, a acelga. Aqui é uma dificuldade para se conseguir um bom pé de acelga (ou beterraba-branca, ou couve-chinesa). Tenho que ir até a horta, pular o espinafre, atolar o pé no barro pós-chuvarada, desviar do repolho, afastar a rúcula para conseguir chegar lá. Frente finalmente ao objetivo, temos que escolher a vítima, no caso a falecida abaixo:
Acelga
E ela acreditou que seria um dia como outro qualquer...
Lavada e escorrida a defunta, fatiei tudo, não muito fino, e coloquei na assadeira com quase nada de água, só para fazer aquele vaporzinho bom, levando ao forno alto. É, sem tempero, sem nada.
Agora o molho branco (não esqueçam que é receita para dois com fome):
- Meia calabreza em cubos
- Um bom naco de bacon fatiado
- Azeite e manteiga
Deixe dourar bem e acrescente:
- Presunto picado
- Cebola ralada
- Alho picado
Dourou tudo? Acrescente ervilhas, azeitona, uma folhinha de manjericão (eu aqui tenho muitos temperos plantados, então sempre coloco hortelã pimenta e tomilho. Se você tiver à mão, use que fica tudebão) e sal.
- Leite que cubra os ingredientes
- Creme de leite
- Uma colher de amido diluído para engrossar
- Cubos de queijo de sua preferência
Até o molho branco ficar pronto, a acelga que está no forno já ‘amoleceu’. Durante o processo, dê uma revirada nos talos e folhas para que nada queime e dê ponto por igual.
Na mesma assadeira onde você cozinhou a acelga, jogue o molho branco e misture os ingredientes, polvilhando bastante queijo ralado por cima. Leve ao forno por uns bons 10 minutos e corra prá galera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário