sábado, 18 de junho de 2011

Receita: Massa de pizza fina


pizza2
Consegui fazer massa de pizza crocante e bem fininha!
Ingredientes:
4 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal e outra de açúcar
3 colheres de azeite
1 ovo
1 copo de água morna.
Modo de fazer:
Misture a farinha, o sal e o açúcar. Depois adicione o óleo e o ovo. Aos poucos vá colocando a água morna, sovando bem a massa. Continue sovando ( o segredo é sovar bem!). A massa estará pronta quando não grudar mais nos dedos. Exagerou na água morna? Coloque mais farinha de trigo.
Abra a massa com o rolo até ficar bem fininha. Coloque na forma redonda, quadrada ou pedra ( tudo pré-aquecido) e deixe no forno por pelo menos 5 minutos. Retire do forno, adicione molho + os ingredientes que você desejar e coloque novamente no forno até o queijo derreter.
A massa rende, três belas pizzas do tamanho de forma redonda. Fica ótimo!

domingo, 12 de junho de 2011

Costela de panela


costela1
Um costelão derretendo, só com um gordurinha que pode ser facilmente removida? Vai lá:
1.5 kg de costela
cebola
alho
hortelã pimenta
limão
manjericão
sal
pimenta cambuci
Na véspera, corte entre ossos e coloque em uma panela grande tapada, sem água. Deixe cozinhar por 1 hora e apague o fogo. Deixe a panela lá no fogão e só volte a mexer nela no dia seguinte, para que os temperos peguem bem na carne.
No dia de servir, termine de refogar, na realidade fritar, pois a panela deve estar cheia de gordura da própria carne. Junte cheiro verde e pimenta cambuci quando vc notar que os ossos soltaram. Isso deve dar mais uma hora de fogo e se você notar que não há mais caldo, acrescente um pouco de água quente.Se quiser batatas ou mandioca para servir junto, esse é o momento para acrescentar.
Assim que amolecerem os legumes ou a pimenta começar a derreter, tire os pedaços e coloque em uma forma para levar ao forno, colocando por cima o tempero que você acrescentou antes.
Se você não tiver problemas de colesterol, use um pouco da gordura da costela para fazer o arroz.
Ao tirar do forno, salpique com mais cheiro verde.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Acelga Gratinada


Acelga gratinada
Sexta-feira é dia que o guri da casa não almoça conosco, então dá para testar algumas receitas diferentes. Diferentes porque não consigo mesmo seguir umareceita, preferindo sempre inventar algo novo, mesmo que seja simples como é o caso desta aqui.
Primeiro passo, a acelga. Aqui é uma dificuldade para se conseguir um bom pé de acelga (ou beterraba-branca, ou couve-chinesa). Tenho que ir até a horta, pular o espinafre, atolar o pé no barro pós-chuvarada, desviar do repolho, afastar a rúcula para conseguir chegar lá. Frente finalmente ao objetivo, temos que escolher a vítima, no caso a falecida abaixo:
Acelga
E ela acreditou que seria um dia como outro qualquer...
Lavada e escorrida a defunta, fatiei tudo, não muito fino, e coloquei na assadeira com quase nada de água, só para fazer aquele vaporzinho bom, levando ao forno alto. É, sem tempero, sem nada.
Agora o molho branco (não esqueçam que é receita para dois com fome):
- Meia calabreza em cubos
- Um bom naco de bacon fatiado
- Azeite e manteiga
Deixe dourar bem e acrescente:
- Presunto picado
- Cebola ralada
- Alho picado
Dourou tudo? Acrescente ervilhas, azeitona, uma folhinha de manjericão (eu aqui tenho muitos temperos plantados, então sempre coloco hortelã pimenta e tomilho. Se você tiver à mão, use que fica tudebão) e sal.
- Leite que cubra os ingredientes
- Creme de leite
- Uma colher de amido diluído para engrossar
- Cubos de queijo de sua preferência
Até o molho branco ficar pronto, a acelga que está no forno já ‘amoleceu’. Durante o processo, dê uma revirada nos talos e folhas para que nada queime e dê ponto por igual.
Na mesma assadeira onde você cozinhou a acelga, jogue o molho branco e misture os ingredientes, polvilhando bastante queijo ralado por cima. Leve ao forno por uns bons 10 minutos e corra prá galera.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Receita de purê de forno




Ingredientes:
Batatas ( a quantidade que você quiser)
Leite
Manteiga
Meia cebola
3 dentes de alho
4 tomates
Meio quilo de carne Moída
Queijo
sal a gosto
Modo de fazer:
Cozinhe a batata até ela ficar bem macia. Amasse a batata, adicione o leite e a manteiga (algumas pessoas adicionam gema de ovo, mas eu não gosto de usar.) Depois de feito o purê, reserve.
Em uma panela, coloque um fio de azeite ou utilize a gordura do bacon para fritar a carne moída. Adicione sal a gosto. Enquanto você faz a carne moída, coloque no liquidificador os quatro tomates, a cebola e os dentes de alho. Bata os ingredientes para fazer o molho. Depois que o molho estiver pronto, despeje na panela que está a carne moída e deixe cozinhar. Quando estiver quase pronto, coloque ervilhas no molho de carne.
Pegue um refratário e coloque uma camada de purê, despeje um pouco da carne moída com molho e cubra de queijo. Faça mais duas camadas iguais. Deixe no forno até o queijo derreter e sirva. Fica uma delícia!