terça-feira, 31 de maio de 2011

Receita de maionese caseira

DSC04349
Aqui em casa, preferimos maionese caseira, então segue a receita que faço para três pessoas:
Ingredientes:
– 1 ovo
– óleo de canola ou girassol
– sal
– um pouco de suco de limão
– metade de um dente de alho
– Leite
Modo de fazer:
Cozinhe o ovo. Depois coloque o ovo cozido, sal a gosto, uma espremida do limão e a metade de alho no liquidificador e bata. Acrescente o óleo batendo bem. Você deve colocar o óleo até não enxergar as pás do liquidificador… Sempre deixando bater, bem. Depois coloque leite até ficar bem duro. ( sempre batendo bem no liquidificador)
Você pode utilizar óleo de soja ao invés do óleo de canola ou girassol.
Fica ótimo!

sábado, 28 de maio de 2011

Receita de Strudel


Fiz duas receitas diferentes de Strudel: uma de maçã e outra salgada.
Strudel de maçã
Ingredientes para a massa:
– 2 xícaras de farinha de trigo
– 6 colheres de manteiga
– Um pouco mais de uma xícara de leite morno
– 1 colher de chá de fermento biológico granulado
– 1 pitada de sal
Ingredientes para o recheio:
– 4 maçãs pequenas cortada em tiras finas
– 1 colher de chá de canela em pó
– suco de meio limão
– Meia xícara de ameixa seca
– 1 xícara de açúcar
Modo de fazer:
Coloque a farinha em um recipiente. Coloque a manteiga, a pitada de sal, o fermento biológico granulado e o leite e sove a massa. Precisa deixar a massa, bem homogênea e trabalhada, então sove bastante. Depois que estiver uniforme, deixe descansar po 40 minutos.
Enquanto isso, prepare o recheio. Em um recipiente,misture as maçãs, a canela em pó, o açúcar, suco do limão e a ameixa seca. Reserve.
A massa já descansou 40 minutos? Então pegue papel manteiga, unte o papel com farinha e coloque a massa em cima. Você vai abrir a massa com o rolo em cima do papel. Depois de ficar bem esticada, corte o papel com a massa em cima em dois (Você fará dois strudel). Distribua o recheio, dessa maneira:
Depois de distribuir o recheio, enrole a massa com o auxílio do papel manteiga até a outra ponta, faça o mesmo do outro lado. Aperte as extremidades da massa. Ela ficará assim:
Passe gema de ovo em cima da massa para ficar dourado. Leve ao forno baixo, por mais ou menos 50 minutos. Pode ser que vaze um pouco o caldo que se formará, mas você pode distribuir sobre a massa na hora de servir. Fica uma delícia
****
Strudel Salgado
Ingredientes para a massa:
– 2 xícara e meia de farinha de trigo
– 1 colher de chá e meia de fermento biológico granulado
– 10 colheres de leite morno
– 1 pitada de sal
– 1 ovo
– 1 colher de sopa de orégano
– 2 colheres de sopa de manteiga
Ingredientes para o recheio:
Você pode rechear com qualquer coisa o strudel salgado. Eu fiz um recheio com creme de leite, presunto picado, cebola picada e azeitonas.
Modo de fazer:
Coloque a farinha em um recipiente, junto com o sal, ovo, oregáno, o fermento e a manteiga. Em seguida, derrame as 10 colheres de leite morno e sove, bastante. Depois de sovar, deixa a massa descansar por 40 minutos.
A massa já descansou 40 minutos? Então pegue papel manteiga, unte o papel com farinha e coloque a massa em cima. Você vai abrir a massa com o rolo em cima do papel. Depois de ficar bem esticada, corte o papel com a massa em cima em dois (você fará dois strudel). Distribua o recheio, dessa maneira:
Depois de distribuir o recheio, enrole a massa com o auxílio do papel manteiga até a outra ponta, faça o mesmo do outro lado. Aperte as extremidades da massa. Ela ficará assim:
Passe gema de ovo por cima da massa, para ficar dourado. Leve ao forno baixo por mais ou menos 50 minutos, fica maravilhoso!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Receita de Alfajor

Ingredientes
Cobertura:
400 g de chocolate meio amargo picado
Massa:
2 xícaras de chá de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras de chá de açúcar
6 gemas
4 colheres de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de suco de limão
4 xícaras de chá de farinha de trigo
4 xícaras de chá de maizena
2 colheres de sopa de fermento em pó
12 colheres de sopa de leite gelado
Recheio:
Doce de leite cremoso
******
Modo de fazer:
Misture em uma tigela a manteiga, o açúcar, as gemas, a baunilha, o suco do limão até ficar cremoso.
Junte, a farinha peneirada com a maisena e o fermento. Coloque o leite.
Sove bem a massa até desgrudar das mãos. Se continuar grudando, coloque um pouco mais de farinha. Depois disso, deixe a massa descansar por 20 minutos.
Passado os 20 minutos, abra a massa na mesa ou balcão e não esqueça de colocar farinha antes de abrir. A massa não deve ficar muito fina, ok? Pegue um copo e forca conta a massa fazendo circulos que serão os alfajores.  Leve ao forno até dourar.
Retire do forno e espere esfriar antes de tirar da forma. Una duas metades com o doce de leite. 


Depois de colocar o doce de leite, derreta o chocolate em banho-maria e banhe os alfajores, um a um Coloque-os em um prato ou uma forma e deixe na geladeira depois que o chocolate esfriar por mais ou menos 1 hora.
Eles vão ficar assim:

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Receita de sonho

Sonho, quem não gosta? Dona Ângela, minha mãe, faz sonhos desde que eu era pequena... Pois, resolvi testar a receita e fica ótimo!
Ingredientes:
2 colheres de sopa de fermento molhado
7 colheres de açúcar
Meio copo de água morna
1 pitada de sal
100 gramas de manteiga ou margarina
3 ovos
1 copo de leite
Farinha de trigo até desgrudar das mãos (em média 1 kg e meio)

Modo de fazer:
Misture o fermento molhado com o meio copo de água morna. Depois de misturado e bem dissolvido, coloque 1 colher de açúcar mais um pouco de farinha até obter uma papinha. Espere o fermento trabalhar. O fermento estará trabalhado quando essa mistura estiver crescendo ou borbulhando, captaram? Depois disso, coloque uma pitada de sal, a margarina ou manteiga, os três ovos e as seis colheres de açúcar restantes. Misture bem os ingredientes. Vá adicionando a farinha de trigo, sovando bem a massa... Adicione farinha de trigo até desgrudar das mãos e continue sovando ( Precisa colocar a mão na massa, mesmo).  Depois que a massa estiver pronta, deixe descansar e crescer por pelo menos 20 minutos.
****
Passou os vinte minutos? Então faça bolinhas ( entenda que o sonho vai crescer bastante) e coloque em cima da mesa (previamente, a mesa deve estar com farinha polvilhada em cima para não grudar). Faça uma pequenina bolinha com a massa, coloque dentro de um copo de água. Quando essa bolinha subir no copo, seu sonho estará crescido e pronto para fritar.
Você pode rechear o sonho com goiabada, doce de leite ou creme.
Olha como fica lindo: