sábado, 30 de abril de 2011

Massa base para pizza alta ou pizza de aniversário

  • Já que as últimas receitas que coloquei aqui no blog foram doces, resolvi  fazer duas salgadas, hoje. Essa que fica ótima, e pastel de forno que está no post anterior. 

  • Ingredientes: 
  • 5 xícaras de farinha de trigo
  • 4 ovos
  • 1 xícara de óleo
  •  1 xícara de leite
  • 2 colheres de fermento em pó (royal)
  • Sal a gosto

Modo de fazer: 
  • Bata tudo na batedeira, menos  fermento. Misture o fermento depois da massa batida, o leite deve ser colocado aos poucos até a massa ficar com consistência de bolo. Depois de assar, colocar o molho e a cobertura que você preferir.
Aqui em casa fiz de calabresa e vejam bem... Sobrou só metade da forma. 


Pastel de Forno

Ingredientes
1kg de farinha de trigo
500g demargarina
1 copo  de guaraná
1 colher de sobremesa de sal

Modo de Preparo:
Misturar todos os ingredientes com as mãos até que fique uma massa homogênea.
Deixar descansar por 30 minutos.
Abrir a massa com o rolo de cortar os pastéis do tamanho que você quer para depois rechear. Depois de colocar o recheio, apertar as bordas com um garfo, pincelar gema de ovo no pastel e colocar no forno. Fica ótimo!


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Receita de Cupcake

Testei essa receita e é bem fácil de fazer. O cupcake fica fofinho e gostoso! 
Ingredientes: 
 - 300 gramas de manteiga amolecida
 - 3 ovos
 - 1 xícara e meia de açúcar
 - 2 xícaras de farinha de trigo
 - 10 gotas de essência de baunilha
 - Algumas gotas de laranja
 - 1 xícara de leite
 - 1 colher de sobremesa de fermento em pó
 - 1 colher de café de bicarbonato de sódio


 - Para a cobertura fiz um brigadeiro um pouco mais mole 


Bata a manteiga, o açúcar e os ovos na batedeira. Pode deixar bastante tempo batendo para os ingredientes ficarem bem misturados. Depois adicione a farinha de trigo (sempre batendo bem). Misture o leite + essência de baunilha + gotas de laranja. Por último coloque o fermento e o bicarbonato de sódio. 


***
Antes de derramar a mistura nas forminhas especiais para cupcakes, coloquei no fundo de cada uma, um pouco de achocolatado. O ideal é preencher cada forminha com um pouco mais da metade da massa, pq vai crescer. 


Depois dos bolinhos esfriarem, coloquei um pouco de brigadeiro amolecido em cima. O resultado final é esse aí 



sábado, 23 de abril de 2011

Receita de Trufas

Aí está uma receita de trufas e eu garanto que elas ficam ótimas! O que você mais precisa? Paciência, além dos ingredientes.
Vamos começar? Então segue a receita:
Ingredientes:
*Creme de leite fresco: 140 ml
*1 folha pequena de capim cidreira
*1 colher de sopa de mel
*370 gramas de chocolate meio amargo ou o meio termo entre o chocolate ao leite e o meio amargo.
*3 colheres de sopa de manteiga
*2 colheres e meia de sopa de cachaça, whisky, rum ou essências( no caso das trufas para crianças)
*açúcar impalpável para enrolar as trufas.
*papel manteiga

Em um primeiro momento você coloca o creme de leite com a folha de capim cidreira para ferver. Após ferver, desligue o fogão e deixe esfriar durante 1 hora.

***
Enquanto você deixa a folha de capim cidreira de molho no creme de leite,pique o chocolate em pequenos pedaços em uma vasilha e reserve.
***
Após 1 hora, descarte a folha de capim cidreira e adicione mel ao creme de leite. Deixe ferver bem e desligue. Depois de desligar, derrame o creme de leite em cima do chocolate, misture bem para derreter. Quando a mistura do chocolate com o creme de leite estiver morna a ponto de você conseguir mergulhar o dedo e não queimar, misture a manteiga + a bebida ou essência. Você precisa mexer até a manteiga derreter, ok? Feita a massa, deixe descansar novamente durante 1 hora.
***
Depois de 1 hora, pegue uma colher de sopa ( porque você já preparou uma travessa com o papel manteiga, né?) mergulhe na massa de chocolate e com a ajuda do seu dedo, vá colocando a massa do chocolate no papel manteiga. Você fará bolinhas que não ficarão bonitas, entende?
Feito isso, coloque o chocolate para descansar na geladeira durante uns 20 minutos.
***
20 minutos depois, a massa de chocolate ficará um pouco mais dura e você pode pegar na mão e moldar bolinhas mais bonitas. Depois disso, deixe as bolinhas na geladeira uma noite.
***
No dia seguinte, você já derreteu um pouco do que sobrou do chocolate para fazer as tufas em banho maria. Retire o prato da geladeira, passe um pouco de chocolate derretido nas mãos ( por favor não se queimem) enrole a trufa no chocolate e depois enrole de forma rápida no açúcar impalpável. Espere secar e coloque novamente na geladeira.
Fica divino e a família adora!



A pergunta é: O que é açúcar impalpável? Então na minha cidade, não tem e eu fiz o meu. Você precisa de 500 gramas de açúcar de confeiteiro + 3 colheres de amido. Bata isso no processador várias vezes e você terá o açúcar impalpável.

Frango enrolado


Ingredientes:
1 kg de filé de peito de frango
Sal a gosto
4 folhas de manjericão roxo
4 folhas de manjericão verde
Um punhado de tomilho
2 dentes de alho
1 pimenta doce
Tempero verde a gosto
Suco de 1 limão
Bacon o suficiente para enrolar os pedaços de frango
Queijo e presunto o suficiente para rechear os pedaços de frango
Suco de 2 laranjas
1 xícara de vinho branco
Azeite.

Corte o filé de frango em pedaços finos e tempere com os 8 primeiros ingredientes. Deixe reservado durante 1 hora. Fica assim: 


Recheie os filés com presunto e queijo e por fora enrole uma fatia de bacon prendendo com um palito. Vai ficar assim:


Coloque o filés enrolados em uma travessa, regue com azeite, suco das duas laranjas e com o vinho. Leve ao forno. Em média demora uns 40 minutos para ficar pronto.

Mandioca frita com ervas


Ingredientes:
6 Madiocas médias
4 folhas de hortelã
5 folhas de manjericão verde
Um punhado de tomilho
Tempero verde
Um punhado de alecrim
Meia cebola
Sal
Azeite para fritar

Cozinhe bem as mandiocas
Bata as mandiocas cozinhadas, no processador e adicione as ervas, sal e meia cebola. Fica assim:


Com uma colher de sopa, vá colocando bolinhos da mistura para fritar. O azeite deve ser "ralo" e de preferência em frigideira que seja antiaderente. Deixe fritar bastante tempo e depois vire e frite o outro lado.
Depois é só escorrer o azeite e servir.  

Agnolotti de Ricota



Agnolotti (ou anholoti para os puristas da língua pátria) nada mais é que uma "trouxinha" de massa, recheada a seu gosto. Na internet há uma grande quantidade de receitas, mas aí vai a minha que tem o melhor controle de qualidade possível: dona Letícia e seu Lucas.
Para ficar claro, é necessário lhes dizer que eu não doso, peso ou meço nada na hora de fazer, então os ingredientes são mais ou menos o que vou colocar aqui.


Massa esticada e aberta
Massa:

400 gr de farinha de trigo
2 ovos
1 pitada de sal
2 colheres de azeite
água

O ponto da massa é o de sempre: desgrudar da mão, etc e tal. Se ficar muito molenga, mais farinha. Se endurecer a ponto de precisar chamar o cilindro para asfalto de sua Prefeitura, um pouco mais de água. Essa massa dá para uns 15 agnolottis.

Recheio de Ricota:

300 gr de ricota fresca
Fechando a "trouxinha"
Um maço de espinafre já refogado, com um pouco de azeite (não ponha sal, que o danado fica muito mole e úmido. Basta um pouco de água e panela tapada por 10 minutos para refogar)
Algumas folhas de manjericão, que refoguei junto com o espinafre.
Salsinha e cebolinha a gosto
Noz moscada a gosto
Pimenta branca a gosto.
Sal a gosto.
1/2 cebola ralada.
1 dente grande de alho ralado.

Molho Branco:

1 litro de leite (uso desnatado, por questão colesterolítica)
Fechado e pronto
Cebola, a outra metade daquela que usei acima.
Alho amassado a gosto.
Azeite.
2 caixinhas de creme de leite (light, se for vosso caso)
Refogar os temperos, aquecer o leite até quase a fervura e juntar o creme de leite. Se não engrossar, uma colher de manteiga (margarina não funciona) e, se mesmo assim o seu molho ficar aguado, o velho truque do amido (Maizena®) diluído em água e derramado aos poucos no molho, mexendo sempre.

Agora vamos montar a bagaça. Abra a massa com rolo até deixar bem fina. Bem fina é quase transparente mesmo. Corte em quadrados de mais ou menos 10 cm de lado, colocando um boa porção do recheio no meio. Una as quatro pontas, amassando as aberturas para que o recheio não vaze.
Coloque as trouxinhas em uma assadeira mais alta que as danadinhas, cobrindo com o molho branco. Isso é importante porque a massa será cozida no molho, capicce belo?

Depois de 15 a 20 minutos no forno, basta assoprar bem e comer.

Tempo de preparo: 45 minutos.
É isso aí...

Cheesecake de Goiabada




Aqui em casa, eu sou a pessoa que limpa e David é a que faz a comida. Porém as vezes baixa uma "cozinheira"em mim, e sai alguma coisinha boa... Principalmente em se tratando de doce.
Fiz essa receita de Cheesecake de goibada e o David amou:)

Cheesecake de goiabada:

Para a massa:
Como a receita é americana, e eles utilizam uma bolacha maravilhosa para fazer, que não é a maria ou a maisena... Optei por uma massa de quiche.

ingredientes: farinha, manteiga e creme - de - leite, 1 pitada de sal e uma de açucar. (pessoas não sei a quantidade fiz a olho) mas é mais ou menos 2 xícaras de farinha de trigo, 100 g de manteiga e meio potinho de creme de leite.

Modo de fazer: misture todos os ingredientes até ficar com uma massa lisa. Depois colocar em uma forma para ir ao forno.

Recheio: bater no liquidificar 1 pote e meio de queijo cremoso, 1 lata de leite condensado e 1 ovo inteiro. Colocar a mistura sob a massa e levar ao forno.

Fica no forno mais ou menos 40 minutos - depende do forno - a temperatura para deixar é baixa.

Para a cobertura: 300 gramas de goiabada em cubos, 1/2 copo de vinho branco e suco de 1/2 limão.
Colocar todos os ingredientes em uma panela, até a goiabada derreter, depois é só retirar do forno a massa com o recheio e colocar a cobertura em cima.

Fica muuuuuuuuuiiiito bom!

Receitas Árabes

Receitas árabes 


Bem... Já consegui cumprir uma de minhas metas para esse ano : cozinhar mais de uma vez a cada seis meses para o David, quando meus enteados estavam aqui em casa cozinhei 2 vezes, isso é um progresso!
Não é que eu não saiba cozinhar, mas é que só sei fazer comida árabe... A família da minha avó é de origem árabe, e desde que provei o sabor da comida elegi como minha favorita e aprendi a fazer. Vou colocar aqui duas receitas de pastas árabes, que são muito boas e nutritivas . E a receita de quibe crú, que quem preferir pode fritar ou assar... Eu prefiro comer crú mesmo. Essas receitas são todas minhas.

Pasta de grão de bico ou Homus:

Ingredientes:
- 200 gramas de grão de bico
- Tahine - pasta de gergelim - conselho de amiga... Não tentem fazer em casa, dar ponto no gergelim na frigideira e depois ficar triturando ou amassando "alá" moda antiga demora muito, Tahine se compra pronto em qualquer supermercado ou casa natural.
- 1 Limão
- 1 dente de alho
- sal a gosto
- 1 folha pequena de hortelã

Modo de fazer: Deixe o grão de bico de molho de um dia para o outro, depois ferver até conseguir "furar" o grão de bico com um garfo sem usar força. Depois que o grão de bico estiver no ponto, bater no liquidificar com um pouco da água que ele ferveu. Isso vai virar uma pasta... Colocar duas colheres cheias de tahine e bater. Acrescentar o alho, a folha de hortelã, uma colher de sobremesa de suco de limão e sal a gosto, bater mais um pouco e... Está pronto!
Pasta de Beringela:

Ingredientes:
- 1 beringela grande
-Tahine
- 1 limão
- 1 dente de alho
- sal a gosto.
- óleo de gergelim

Modo de fazer:
Colocar um filete de óleo de gergelim em uma frigideira grande e dourar a beringela cortada em cubos. Depois de "dourada" a beringela, acrescentar um pouco de água e deixar a beringela ficar cozida. Importante ressaltar que a beringela demora menos tempo para cozinhar do que o grão de bico ...e cozinhar demais os alimentos acaba fazendo com que percam suas propriedades naturais.
Depois de cozida a beringela, bater no liquidificar com um pouco da água da fervura e acrescentar 2 colheres de tahine... Bater novamente. Colocar uma colher de sobremesa de limão, o dente de alho, sal a gosto e bater mais um pouco.... Está pronto!

Quibe crú:

Ingredientes:
- 1 xícara de trigo
- 500 gramas de carne de patinho
- 1 cebola
- folhas de hortelã
- 2 dentes de alho
- pimenta
- noz moscada moída
- tempero verde: salsa e cebolinha
- limão.

Modo de fazer: Deixar o trigo de molho durante 12 horas... Separar.
Quem tem walita Master fica mais fácil de fazer: limpar a carne de patinho, tirando todas as gordurinhas e depois bater no walita. Cortar a cebola em 4 pedaços, e bater junto com a carne. Acrescentar o alho, algumas folhas de hortelã e o tempero verde... E bater de novo.
Fica uma "massa"de carne coloridinha por causa dos temperinhos. Retirar carne do walita e colocar em um pote grande.
Retirar todo o excesso de água do trigo apertando com as mãos e misturar na carne. O melhor é misturar com as mãos mesmo, e não bater no walita, pq daí a consistência fica estranha.
Depois do trigo misturado com a carne, colocar sal, pimenta e noz moscada moída a gosto. Está pronto também!



Vale lembrar que todas essas receitinhas, ficam ótimas regadas com óleo de oliva e dá para comer misturado em outras comidas, ou em torradinhas, bolachas e no pão árabe.
Além do óleo de oliva, gosto de colocar um pouco da pimenta árabe que é diferente das outras pimentas. Dá para encontrar no supermercado e em casas naturais , ou fazer em casa... Aí vai a receitinha da pimenta árabe: misture: pimenta da Jamaica, canela e pimenta do reino.
Bom apetite!

Bolo de milho

É de conhecimento público que não tenho grandes habilidades na cozinha, mas eu engano bem, pois quando acerto uma receita, eu faço  sempre e parece que tenho ultra habilidade para dominar o fogão.
Pois, sei lá o que acontece comigo, mas tenho  dificuldades incríveis em acertar bolo. Ou o bolo fica pequeno e não cresce ou cresce tanto que chega a transbordar da forma. Mas fui iluminada de alguma maneira e desde que David e Lucas plantaram os pés de milho na horta, estou fazendo um bolo de milho que fica maravilhoso! 
Então, segue receita:
Ingredientes:
2 espigas grandes de milho cruas
1/4 de xícara de chá de óleo ( prefiro canola ou girassol)
Um pouco mais de meia lata de leite condensado
1 ovo
1 xícara de chá de farinha de trigo ( faço com farinha integral)
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Modo de fazer:
Retire os grãos da espiga cortando rente ao sabugo e bata no liquidificador com um pouco de água. Depois coloque o leite condensado o óleo e o ovo e continue batendo no liquidificador. Coloque a farinha, bata mais um pouco e por último o fermento (bata mais um pouco) 

Unte uma forma não muito grande com um furo no meio e despeje a mistura do liquidificador. Coloque no forno...Fogo baixo e depois de 40 minutos o bolo está pronto! Espere esfriar e retire  da forma para não quebrar.
Depois de retirar o bolo da forma gosto de colocar glacê em cima para dar um colorido ;)

Para fazer o glacê, pegue uma clara de ovo e bata bem. Depois misture o açúcar glaceado mais suco de meio limão. Coloque açúcar glaceado o suficiente para ficar branco e consistente. Depois espalhe em cima do bolo. 
O resultado, é esse aí: O bolo fica fofo, gostoso e é rápido de fazer!